Felipe Avila, por Augusto de Campos

Músico, músico, músico.

É o que é Felipe Ávila, guitarrista, violonista, compositor, devotado ao seu instrumento e aos sons que dele extrai. Eu o conheci ainda muito jovem, ao lado de Luiz Brasil, Cid Campos, Xico Carlos, Guelo e outros, integrando o “Sexo dos Anjos”, grupo instrumental que marcou época nos anos 80, tempos efervescentes do Lira Paulistana e das vanguardas da MPB de São Paulo. O que me chamou a atenção desde logo em Felipe foi a sua inventividade, a sua abertura para o instrumental, patente em composições virtuosísticas onde as evoluções imprevistas do dedilhado da guitarra quebravam ritmos e descobriam modulações incomuns, na linhagem dos mais ousados inovadores do jazz e da música pop.

Premido pelas dificuldades, o grupo se dissolveu, porém cada qual, ao longo do tempo, foi desenvolvendo um trabalho independente, que dia a dia sobressai com mais nitidez. Felipe prosseguiu com atividades docentes e intervenções criativas, junto de músicos expressivos como Lelo e Zé Eduardo Nazário, com os quais lançou o belo CD “Percussônica”, uma festa de criatividade sonora. Artista consumado, mestre de seu instrumento, grande incentivador da música instrumental, ele não mudou.

Músico, músico, músico.

Aulas

Tenho 40 anos de vida artística, dos quais 35 anos trabalho como professor. Coloco conhecimento, desenvolvimento e técnica a serviço dos meus alunos para apoiar não somente a sua compreensão no estudo da música, mas para apoiar também o seu desenvolvimento em toda a abrangência que a música proporciona.

Personalizo e direciono meu método e recursos para atender as diferentes necessidades, interesses e estágios de cada aluno. Com todos, seja criança, executivo, ou jovem que deseja ser músico, trabalho percepção, leitura, história, harmonia e formação de repertório (de escuta e de execução).

Para os profissionais que buscam aperfeiçoar técnica, harmonia, improvisação ou composição, o universo de informações é bastante ampliado e diversificado para dar sustentação ao desafio e ao potencial do aluno.

Eventos

Foi com grandes artistas e mestres do Palladium que aprendi a arte de dirigir e fazer eventos artísticos que hoje coloco a serviço daqueles que apreciam música de qualidade. Trabalho com o mais alto nível de músicos e artistas que “emprestam” seu profissionalismo, talento e qualidade ao sucesso do evento.

Como maestro, coordeno pessoalmente a elaboração do projeto que prefiro personalizar e dirigir para atender as diferentes necessidades das pessoas e das empresas. Pode ser um casamento para poucos convidados ou uma Convenção de 500 pessoas, busco sempre encontrar as atividades e atrações de acordo com o tipo de evento e da disponibilidade de orçamento. O repertório variado pode ser apresentado por duo, trio, quarteto ou quinteto, chegando até à formação de sexteto com cantor ou cantora.

Normalmente o trabalho é no formato artístico puramente e com o passar dos anos e da experiência, disponibilizei para empresas, um formato de palestras inusitadas e interessantes, integradas com a música e com a arte, para alavancar resultados corporativos, como foco na liderança, motivação e no trabalho em equipe. Nesta área, a parceria com a Adicyona Processos Empresariais – empresa de Coaching e Consultoria – me ajuda a realizar com sucesso Workshops e Convenções para alguns clientes, como: Disac; DZ Eventos (Fazenda Santa Cruz – Leilões Ivan Zurita); Net Serviços; Mattel do Brasil; Copag Amazônia; Intervalor, Localcred.

See all our services