Xaxim

Posted on Posted in Trabalhos próprios

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Quando fazia uma matéria sobre a gravadora Editio Princeps, especializada em música de vanguarda, entrei em contato com a obra de Felipe por meio do CD Beatles Brasil, uma saborosa e instigante revisão de clássicos do Fab Four com roupagem de ritmos brasileiros (a versão caipira de Norwegian Wood nunca sai da minha cabeça).

Introduzido à qualidade da sua arte, acompanhei Felipe em seus trabalhos solos, Janela e Quase Tudo, em que a busca por novos caminhos desenvolvia o seu talento, seja como compositor ou como arranjador, e também consolidava a sua inventividade como guitarrista.

Quando ouvi Xaxim pela primeira vez, percebi que estava diante de uma obra renovadora, bem além de uma leitura rural que o nome sugeria a princípio. Na realidade, a música Xaxim é de longe a mais free e longa do CD, em que a improvisação mescla ritmos e ruídos numa viagem provocante. Na outra ponta, tem A Rapadura do Galego, baião pé-de-serra que Felipe compôs quando conheceu esse cidadão na deep Bahia de Macaúbas, e ficou tão marcado, com certeza, que acabou criando uma descontraída O Boi da Cara Preta, na qual os solos do piano de Beba Zanettini e da guitarra de Felipe têm a companhia de um coral de crianças.

A abertura dos trabalhos fica por conta de Mistério com um ótimo groove, ancorado na marcante pulsação de Douglas ‘Shakerhand’ Las Casas e na base segura do baixo de Robertinho Carvalho, fazendo com que os solos de Felipe e Lelo Nazario se construam com muita facilidade. O fechamento do CD fica com Vou, Vem, Xoo, uma composição que Felipe fez para a sua mulher, Maria Rosa. Quanto às outras quatro, 007 na Avenida, Macaúbas, Pôr-do-Sol e Caipora, cabe a você, que tem a sorte de ter comprado este CD, descobrir a arte e o segredo de cada uma delas.

Felipe não fala da própria música, gosta mesmo é de fazê-la e de tocá-la para os amigos. Xaxim, um presente do tamanho do mundo.

Wilson Garzon
Diretor, Clube de Jazz


Músicas

Mistério
007 Na Avenida
Macaúbas
A Rapadura do Galego
Xaxim
O Boi da Cara Preta
Pôr-do-Sol
Caipora
Vou Vem Xoo


Ver no site da Tratore

Ver no iTunes

Ver no Rdio

Ver no Spotify


Onde comprar

Loja Pop’s Discos:
R. Teodoro Sampaio, 763
Pinheiros – Loja 4
(11) 3083-2564
popsdiscos@uol.com.br

Loja Zaccara
Rua Cardoso de Almeida n. 1356
(11) 3872-3849


Músicos que gravaram


Entrevista de Felipe Avila para o site CLUBE DE JAZZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *